Eu sempre tive dificuldades com matérias de cálculo dentro do curso de administração. Sim, há muitas disciplinas que envolvem cálculos nessa área.
Contabilidade empresarial é um campo que abrange os processos financeiros de uma empresa, sendo uma ferramenta crucial na sua gestão financeira.
Por meio dela, é possível estabelecer um controle financeiro sólido, cumprir com leis, normas e regulamentações, além de obter informações essenciais para a tomada de decisões estratégicas.
Portanto, a contabilidade empresarial é fundamental para o equilíbrio financeiro do negócio e para evitar erros que possam levar a prejuízos, ou mesmo ao seu fechamento.
Para que serve a contabilidade empresarial? Ela serve para manter as finanças do negócio estáveis, garantir o cumprimento das exigências legais e proporcionar informações precisas para a tomada de decisões.
Ela auxilia na identificação da viabilidade de projetos, oportunidades de melhorias e no planejamento estratégico.
Além disso, proporciona controle financeiro, ajudando a evitar tendências negativas, fraudes e irregularidades.
Também permite fazer projeções financeiras e estabelecer metas realistas a curto, médio e longo prazos.
Por fim, dada à transparência que ela oferece, possibilita ganhar credibilidade junto a fornecedores e investidores, bem como obter vantagens nas negociações e obtenção de crédito.
Quais os benefícios de uma contabilidade empresarial? Resumidamente, são esses os benefícios de contar com um contador empresarial:
Controle financeiro, por meio do registro preciso de informações para embasar a tomada de decisões.
Acesso facilitado a financiamentos e investimentos, devido à transparência financeira, que comprova as capacidades da empresa.
Escolha assertiva do regime tributário, para que a empresa consiga pagar os menores tributos e se aproveitar de isenções fiscais.
Estabelecimento de metas realistas, com base em dados e tendências do negócio.
Minimização de riscos financeiros, através da identificação e correção das vulnerabilidades do negócio.
Previsibilidade, por meio do conhecimento do desempenho do negócio e da realização de projeções financeiras quanto a ganhos e gastos.
Provas diante de contestações de reclamações trabalhistas, através da reunião de informações referentes ao pagamento dos colaboradores.
Redução de custos extras, evitando a perda de prazos de pagamento e identificando onde é possível renegociar valores a pagar e a receber.
Regularização das obrigações fiscais, por meio de registros e classificação correta das transações financeiras, bem como da emissão dos documentos fiscais necessários ao cumprimento das leis, evitando problemas com o fisco.
Transparência nas operações financeiras, mediante a elaboração de relatórios e demonstrações com informações precisas, que atestam a confiabilidade da empresa.
Por Walisson Pinheiro Pereira